Você conhece o efeito colateral da atividade física?

By Dr. Edivaldo Junior 11 meses ago
Home  /  Blog  /  Você conhece o efeito colateral da atividade física?

A busca pela felicidade, algumas vezes, pode parecer uma jornada complexa e distante. Mas, e se você descobrisse que uma das chaves para desbloquear essa sensação de bem-estar está mais perto do que se imagina? O segredo está na prática regular de atividade física.

Você já experimentou uma onda de felicidade após um treino, uma corrida ou até uma caminhada? A ligação entre a atividade física e a felicidade é mais do que uma simples coincidência, é um efeito colateral incrível que ocorre quando nos movemos, suamos e nos desafiamos fisicamente.

Isso porque a prática regular de atividade física não apenas molda e fortalece o nosso corpo, mas também influencia diretamente nossas emoções e estado de espírito.

Agora, vamos descobrir como a felicidade se torna um efeito colateral natural da rotina de exercícios.

Os benefícios neuroquímicos da atividade física

A sensação de felicidade e bem-estar relacionada à realização de atividade física acontece devido aos diversos neuroquímicos que nosso corpo libera durante o exercício, cada um desempenhando um papel fundamental. Entenda!

Serotonina: conhecida como o hormônio da felicidade, este neurotransmissor está associado ao humor e ao equilíbrio emocional. A prática regular de atividade física aumenta os níveis de serotonina, contribuindo para um estado mental mais positivo, auxiliando na melhora da memória, atenção, funções cognitivas, entre outros. A saúde cardíaca também agradece a liberação da serotonina.

Endorfina: as endorfinas são conhecidas como os “analgésicos naturais” do corpo, reduzindo a percepção da dor e o efeito do estresse, promovendo uma sensação de euforia e bem-estar após o exercício. A longo prazo, além de melhorar sintomas do estresse e da irritabilidade, a endorfina pode ajudar também a dormir melhor, fortalecer o sistema imunológico, aumentar a disposição, além de favorecer o emagrecimento.

Dopamina: é responsável pela sensação de prazer e recompensa, proporcionando uma sensação de satisfação e motivação. Quando liberada regularmente com a atividade física, a dopamina pode também ajudar na memória, saúde intestinal e prevenção do envelhecimento precoce.

Adrenalina: a adrenalina é liberada durante exercício mais intenso ou esporte radical – disparada em uma situação de medo. A substância aumenta a energia e a sensação de alerta, proporcionando uma sensação de entusiasmo e vitalidade.

Irisina: tem sido associada à melhoria do humor, à proteção contra distúrbios neurológicos e ao auxílio do gasto energético, contribuindo também no processo de emagrecimento.

Cortisol: embora seja conhecido como o hormônio do estresse, durante o exercício, o cortisol é liberado em níveis saudáveis, ajudando na regulação do metabolismo e na resposta do corpo ao estresse. E não é só isso! Ele também ajuda a diminuir a sensação de cansaço e a manter os níveis de glicemia.

Incorpore a atividade física na sua vida

Além dos benefícios neuroquímicos, a atividade física tem um impacto profundo em todo o corpo, ajudando na saúde cardiovascular, saúde mental e controle de peso.

Para incorporar a atividade física à rotina diária, é importante encontrar atividades que você gosta para que a prática seja sustentável. Além disso, comece devagar e aumente gradualmente a intensidade e duração dos exercícios.

A felicidade é um efeito colateral maravilhoso da prática de atividade física e está ao alcance de todos nós. Mas, antes de começar, procure a ajuda de um profissional para lhe orientar.

Para agendar uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior, envie uma mensagem para o WhatsApp (11) 97263-2233 ou ligue para (11) 5052-1087 ou clique no link.

Category:
  Blog