Exame de Bioimpedância
O exame de bioimpedância é bastante utilizado por Endocrinologistas, Nutrólogos e Nutricionistas, com o objetivo de mensurar a composição corporal do paciente.
O paciente que deseja emagrecer, geralmente, tem ânsia por resultados! A balança, sozinha, ao medir o peso do indivíduo, não é considerada uma boa indicadora de emagrecimento.
Entenda a diferença entre o exame de bioimpedância X medir-se na balança comum
A balança somente demonstrará quantos quilogramas ou gramas foram perdidos pelo paciente. O que ela não mostra, portanto, é a qualidade desta perda de peso.
O paciente pode ter perdido efetivamente massa gorda (gordura) ou pode ter perdido massa magra (músculos), o que é muito comum em dietas restritivas, radicais e sem acompanhamento profissional.
A importância de manter a massa magra no processo de emagrecimento
A massa magra, composta por músculos, deve ser preservada no emagrecimento saudável. Músculos exigem alto gasto calórico, e com isso, aumentam o metabolismo do indivíduo. Portanto, se você emagrece perdendo sua massa muscular, chegará um momento que você estagnará, por ter diminuído o ritmo do seu metabolismo. E a tendência será engordar novamente.
Emagrecimento envolve disciplina, paciência e acompanhamento profissional! Acompanhar mês a mês suas evoluções é o que possibilitará ajustes importantíssimos no tratamento e a conquista de resultados duradouros.