A Bioimpedância é um exame preciso e que tem a finalidade de avaliar a composição corpórea do paciente.
A maioria dos pacientes chegam ao consultório tendo apenas como referência de avaliação o IMC (índice de massa corpórea). Mas esse indicador pode não ser o suficiente para avaliar se o paciente está no peso ideal, pois não leva em consideração, por exemplo, o percentual de gordura, água ou massa magra existente no corpo.
Como é feito o exame?
O equipamento é parecido com uma balança comum e possui um acessório que deve ser segurado pelas mãos do paciente.
A medição é dada através da condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade que percorre pelo corpo todo, medindo a resistência que é oferecida pelos vários tecidos do organismo. Essa corrente é imperceptível ao paciente durante o exame.
A massa magra oferece menos resistência à eletricidade por possuir um alto teor de água e eletrólitos, enquanto que a massa gorda apresenta maior resistência por possuir um baixo nível de hidratação. Assim, a corrente elétrica percorre com maior facilidade a massa magra do que a massa gorda.
Quais os resultados obtidos?
Os indicadores que são obtidos através desse exame são: Massa magra, gorda e muscular; Gordura visceral; Densidade óssea e taxa de metabolismo basal (quantidade de calorias gastas pelo corpo para o seu funcionamento).
Quais as contra indicações para o exame:
Pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez, usuários de marca passo elétrico implantado e pessoas com placas ou parafusos metálicos.
Com os resultados do exame, o profissional conhecerá de uma forma mais completa o funcionamento do organismo, e terá mais assertividade em montar um plano alimentar e/ou uma rotina de exercícios para poder te auxiliar no emagrecimento.
Converse com o seu médico e inicie seu processo de emagrecimento de forma saudável, para ter resultados eficientes e duradouros.
Para agendamentos de consulta com o Médico Nutrólogo Dr. Edivaldo ou com a Nutricionista Dra. Daniela, clique no número ao lado: (11) 97263-2233.