Colesterol alto: saiba como prevenir
Colesterol alto é um problema muito comum, sendo que um quinto da população brasileira apresenta o problema. Sabe-se que a incidência é mais alta em pessoas com mais de 45 anos.
O colesterol é uma gordura comum no corpo humano que participa da produção de hormônios, além de compor a membrana das células. No entanto, existe uma parcela que é ruim. O colesterol de baixa densidade (LDL), quando oxidado se deposita nas paredes vasculares levando à aterosclerose.
Quando esse depósito acontece, a pessoa corre o risco de ter um entupimento das artérias que pode causar infarto, AVC ou outros problemas cardiovasculares.
Normalmente, o colesterol alto não é tratado só com remédios, a mudança de hábitos é fundamental.
Confira as recomendações:
-
Maneire ao comer carne
É sabido que as gorduras saturadas, encontradas nos alimentos de origem animal como carnes vermelhas, frango, ovos e leite, podem aumentar o colesterol LDL, considerado nocivo à saúde quando em excesso. Mas não é preciso cortá-las de vez. É só equilibrar o consumo.
-
Evite batata frita, sorvetes e biscoitos
A gordura trans não aumenta o HDL (colesterol bom), ou seja, só aumenta o LDL. Isso ocorre por ela não ser natural. Essas gorduras são encontradas em pequenas quantidades nos itens de origem animal, mas principalmente em alimentos industrializados como biscoitos recheados, sorvetes, salgadinhos e batatas fritas.
-
Troque a manteiga pelo azeite
Mas nem toda gordura é vilã quando o assunto é colesterol. As mono e poli-insaturadas ajudam a melhorar o perfil lipídico das pessoas. Há evidências de que dietas ricas em gorduras monoinsaturadas têm um controle melhor do colesterol HDL, reduzindo o colesterol total. Já os poli-insaturados também podem reduzir os níveis do colesterol LDL. O ideal é trocar as gorduras saturadas pelas insaturadas, preferindo azeite no lugar de manteigas, peixes de águas profundas em vez de carnes com gordura aparente, etc.
-
Coma fibras
Existem dois tipos de fibras e ambas são benéficas quando o assunto é colesterol. As fibras solúveis produzem um gel que altera a absorção do colesterol no organismo e sua fermentação no intestino grosso gera ácido graxos que podem reduzir a produção de colesterol no fígado. Já as insolúveis se ligam aos sais biliares, reduzindo absorção de algumas gorduras e colesterol na digestão. Ambas são encontradas em carboidratos integrais, como arroz integral e aveia e também nas frutas e vegetais.
-
Varie nas cores da salada
Vegetais coloridos têm fitoquímicos diferentes, o que traz diversos nutrientes e propriedades novas ao prato. Eles contêm antioxidantes, vitaminas, minerais, água e fibras. As fibras ajudam a retardar a absorção do colesterol dos alimentos, o que ajuda no perfil geral. Já os antioxidantes regulam a oxidação do corpo, lembrando que o colesterol LDL pode prejudicar a saúde do coração.
-
Experimente o poder das sementes
Os fitoesteróis são substâncias de origem vegetal com uma estrutura muito semelhante ao colesterol, que tem origem animal. No organismo, ela inibe a absorção do colesterol no intestino e também leva a menos produção dele pelo fígado, reduzindo o LDL entre 10 e 15%, quando se consome 2g de fitoesteróis ao dia.
-
Foque na perda de peso
Pessoas com obesidade e sobrepeso podem encontrar uma redução grande do colesterol ao perder peso, já que a inflamação do organismo causada pelo excesso de gordura no corpo pode piorar a oxidação do LDL.
-
Mexa-se mais
A atividade física é outro elemento importante na hora de reduzir o colesterol, mas deve ser feita com cuidado. A atividade física moderada mobiliza a gordura para a produção de energia celular, mas o exercício extenuante pode aumentar essa oxidação. Há também uma melhora da resistência à insulina, o que indiretamente pode afetar também o colesterol. Além disso, a atividade física regular pode ajudar no aumento do HDL, colesterol do bem que protege o coração.
Lembre-se, check-ups periódicos te ajudam a prevenir e tratar precocemente diversas doenças silenciosas, evitando complicações futuras.
Visite seu médico com regularidade para monitorar a sua saúde e garantir uma ótima qualidade de vida!
Para agendar uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior, entre em contato pelo WhatsApp (11) 97263-2233.