O número de pessoas com idade superior a 65 anos tem aumentado nos últimos anos. A alta expectativa de vida é um dos principais fatores, além das mudanças de estilo de vida e de comportamento, bastante diferente das gerações anteriores.
Contudo, há uma má interpretação dos sinais de envelhecimento em relação à desnutrição no idoso. As alterações no estado nutricional da 3ª idade contribuem de forma significativa para o aumento da incapacidade física, mobilidade, surgimento de doenças e mortalidade.
As causas da desnutrição na 3ª Idade
A desnutrição nos idosos se dá pelo pouco acesso a alimentos adequados para a sua faixa etária ou por uma má educação alimentar.
Muitos idosos não tomam líquidos na quantidade diária recomendada, ficando em média com menos de 1 litro de água por dia. Isto é aproximadamente metade das recomendações nutricionais para a idade.
Além disso, existe um alto número de idosos que consome sal em excesso, ingere poucas hortaliças, verduras, legumes e frutas. Sete em cada dez idosos apresentam deficiência em vitamina D.
Como solucionar essa questão?
A intervenção nutricional personalizada para quem tem mais de 65 anos pode contribuir para melhorar e prevenir inúmeras doenças.
Vale lembrar que as necessidades energéticas do idoso poderão ser inferiores às de um adulto mais jovem devido ao decréscimo de atividade física e alterações na composição corporal. Já as necessidades proteicas no idoso saudável são superiores às de um adulto saudável.
Para a melhoria do estado nutricional dos idosos é essencial um aconselhamento adequado, que leve em consideração todas as alterações na composição corporal ou função fisiológica, como a diminuição da massa muscular, da massa óssea e a possível diminuição dos mecanismos de mastigação ou deglutição.
Assim, um acompanhamento nutricional adequado é essencial para melhorar o estado de má nutrição nos idosos, contribuir para a redução do impacto das doenças crônicas e, consequentemente, promover um envelhecimento mais saudável e de qualidade.
Para mais informações, agende uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior.
Profissional com mais de 20 anos de formação, é membro da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Sociedade Brasileira de Diabetes, entre outras.
Marque seu atendimento pelo WhatsApp (11) 97263-2233.