O que causa dificuldade para emagrecer?

By Dr. Edivaldo Junior 2 anos ago
Home  /  Blog  /  O que causa dificuldade para emagrecer?

Benefícios de emagrecer

Para quem está acima do peso, emagrecer é, inicialmente, um desejo de melhorar a aparência. Porém, além da questão estética, já se sabe que o emagrecimento promove benefícios à saúde, melhora a qualidade de vida e contribui para o bem-estar e a longevidade.

A dificuldade acontece quando a pessoa controla a alimentação, pratica atividade física e, ainda assim, não consegue perder peso.

O que pode estar errado?

Um dos erros que acontecem com mais frequência é o uso de dietas extremamente restritivas. Elas costumam desregular o metabolismo, deixando-o mais lento, o que contribui com o efeito sanfona à médio prazo.

Outro fator é não adaptar a dieta ao perfil metabólico individual, ou seja, seguir um modelo de dieta igual ao de outras pessoas pode comprometer os resultados, pois a dieta ideal varia de pessoa para pessoa.

Dormir poucas horas também pode causar impacto no processo de emagrecimento. Dormir bem é fundamental para a manutenção da saúde física, mental e também do peso corporal. Segundo pesquisas, a insônia está intimamente atrelada aos casos de obesidade.

Além de noites mal dormidas, viver constantemente sob pressão e estresse pode causar uma compulsão alimentar. Este distúrbio faz com que a ingestão de alimentos seja maior do que o organismo necessita, gerando excesso de peso e obesidade.

Uma aliada fundamental

Quem não tem o hábito de beber água suficiente também percebe uma certa dificuldade na hora de emagrecer. A água é fundamental para que o corpo funcione perfeitamente, processando as calorias obtidas pela alimentação. Além disso, a água contribui para a sensação de saciedade, ajudando no desejo de comer sem necessidade.
Já quem consome bebidas alcoólicas com frequência tem dificuldades no emagrecimento. As bebidas são cheias de calorias, fracas em nutrientes e contribuem para o acúmulo de gordura.

Isso nos mostra que a dificuldade de emagrecer pode ter várias causas.

Quem pode ajudar neste processo?
Para descobrir as razões da falta de êxito no processo de emagrecimento, busque ajuda de um médico nutrólogo.

Este profissional vai te auxiliar nos cuidados com a sua saúde de maneira personalizada, solicitando os exames necessários e orientando sobre hábitos saudáveis como alimentação adequada e atividade física regular.

O Dr. Edivaldo Junior é um profissional com mais de 20 anos de formação, é membro da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Sociedade Brasileira de Diabetes, entre outras.

Para agendar sua consulta, entre em contato pelo WhatsApp (11) 97263-2233.

Category:
  Blog