Consumo de soja é um bom negócio?
Na constante polêmica sobre a ingestão de alguns alimentos, a soja é sempre muito comentada. Afinal, podemos ou não comer este grão de maneira segura?
A soja e os alimentos derivados dela contêm um composto orgânico natural chamado isoflavona. Este composto é parecido com o estrógeno, hormônio natural feminino.
Uma das indicações é o alívio dos sintomas da menopausa, dos sintomas da TPM, prevenção da osteoporose e das doenças cardiovasculares.
Atualmente mais de 95% da produção da soja é transgênica e contaminada por muitos pesticidas. Um dos agrotóxicos mais utilizados no cultivo se chama glifosato. Este pesticida está bastante relacionado com o aumento de casos de alergias, câncer e autismo.
Estudos sobre a soja
A Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou um estudo indicando que não foram encontradas alterações significativas na tireoide, útero, mamas relacionadas ao consumo de soja e os homens avaliados na pesquisa permaneceram com os níveis hormonais estáveis.
A Sociedade Norte-Americana de Menopausa também concluiu que a isoflavona não aumenta o risco de câncer de mama ou de endométrio.
Outro estudo positivo foi da Associação Americana do Coração, que concluiu que a soja pode reduzir o colesterol LDL em adultos em aproximadamente 4%.
No entanto, mesmo com estudos que indicam que a soja não afeta negativamente a saúde, pacientes com disfunção hormonal, problemas de tireoide, problemas reprodutivos ou níveis baixos de testosterona devem tomar um cuidado adicional no consumo da soja.
DICA EJR
Lembre-se que toda alimentação deve ser variada, incluindo outros grãos como ervilha, lentilha, feijão e grão-de-bico. A soja e seus derivados podem ser consumidos com moderação.
Gostaria de saber mais sobre os benefícios e os riscos dos alimentos que você consome diariamente?
Para fazer uma avalição geral, agende uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior pelo WhatsApp (11) 97263-2233.