Treino e menstruação
Conhecemos a importância dos exercícios físicos diários, contudo os benefícios e os resultados podem depender de vários fatores: alimentação, genética e, no caso das mulheres, do ciclo menstrual.
Isso acontece porque em cada fase do ciclo menstrual o corpo da mulher sofre variações de motivação e de desempenho.
As fases do ciclo menstrual
O ciclo menstrual dura em média 28 dias e é separado em duas fases. A primeira é a fase folicular e a segunda, a fase lútea. O marco que divide as fases é a ovulação. Como isso pode afetar os exercícios físicos? Em cada fase, a produção dos hormônios é diferente e o corpo responde de forma distinta.
Durante a menstruação
Nesta fase, o ânimo para treinar costuma ser menor, pois além das cólicas, a produção de estrogênio e progesterona ainda é baixa. Neste momento, é recomendável fazer exercícios leves, mas sem perder o ritmo.
Quando a menstruação termina
Aqui, há um aumento progressivo dos níveis de estrogênio e uma maior liberação de noradrenalina. As mulheres apresentam mais motivação e melhor desempenho nas atividades físicas. Este é o momento ideal para treinar com mais intensidade em atividades aeróbicas (corrida) ou de resistência (musculação).
Na fase ovulatória
Neste período, há uma leve queda na capacidade de força e na coordenação. Não é preciso diminuir os treinos, mas recomenda-se diminuir o ritmo, se comparado com a fase anterior.
Novamente os níveis de estrogênio voltam a subir depois da ovulação e é nesta fase que a mulher tem maior disposição e força. Aumentam também o número de neurotransmissores relacionados ao bem-estar.
Na última fase do ciclo menstrual
Acontece a queda da progesterona e do estrogênio, reduzindo gradativamente sua concentração. Neste momento, é comum acontecer retenção de líquidos, prisão de ventre, dores de cabeça e irritabilidade. Portanto, é o momento de investir em práticas mais leves como yoga e alongamento.
Não é necessário parar as atividades em nenhuma fase, apenas prestar atenção no corpo e respeitar seus ciclos. Desta forma, é possível aproveitar melhor cada momento hormonal e fazer dele um aliado no treino.
Que tal, gostou das dicas? Você costuma perceber essas oscilações durante o seu ciclo menstrual?