A obesidade é uma condição que envolve uma quantidade de gordura corporal em excesso. Este estado pode estar associado a uma variedade de condições médicas, influenciadas pela composição genética e por fatores externos.
Estudos têm mostrado que a obesidade pode aumentar o risco de problemas de saúde. Alguns exemplos são: diabetes, doenças cardíacas, pressão arterial, colesterol alto, apneia do sono, câncer, osteoartrite, doença hepática gordurosa e impotência nos homens.
Existem muitas razões pelas quais algumas pessoas têm dificuldade em perder peso. Os desequilíbrios hormonais podem contribuir para o ganho de peso e desempenhar um papel importante na obesidade.
Já as causas do desequilíbrio hormonal incluem insuficiência nos hormônios da tireoide, excesso dos hormônios de cortisol e condições associadas à resistência à insulina, como a síndrome dos ovários policísticos e diabetes tipo 2.
Quando você deve consultar um endocrinologista?
O médico endocrinologista é especializado no tratamento de distúrbios endócrinos, incluindo desequilíbrios hormonais. Ex.: hipotireoidismo, diabetes, deficiência de hormônio do crescimento, síndrome de Cushing, síndrome dos ovários policísticos ou menopausa.
Nos casos em que você não consegue perder peso apenas com dieta e exercícios ou seu índice de massa corporal (IMC) aumenta substancialmente em um curto período, é importante consultar um especialista para determinar a origem do problema.
É importante avaliar a alimentação?
A alimentação tem papel fundamental na saúde e como o organismo responde aos processos diários. Além de uma avaliação em relação à saúde endócrina, analisar o que se come no dia a dia também pode ajudar a manter o organismo em equilíbrio.
O ganho de peso representa um risco significativo à saúde, especialmente quando não tratado. Se você está acima do peso, consulte um endocrinologista para aprender mais sobre sua condição e as opções de tratamento mais adequadas.
Marque uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior e sua equipe. Profissional com mais de 20 anos de formação, é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (ABESO) e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), entre outras.
Agende seu atendimento pelo WhatsApp (11) 97263-2233 ou clique no link.