Manter um peso saudável é uma meta importante em qualquer idade. Uma pessoa com peso de acordo com um ICM (índice de massa corporal) adequado corre menos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto, entre outras.
Porém, conforme envelhecemos, manter um peso saudável pode ser mais desafiador. Após os 60 anos, o metabolismo basal começa a desacelerar, causando uma mudança progressiva na composição do corpo, potencializada pela redução dos hormônios sexuais.
Para manter um peso saudável depois dos 60 anos, é necessário adotar uma dieta alimentar com base em grãos integrais, frutas e verduras, laticínios com baixo teor de gordura, carnes e aves magras.
Também é importante limitar o consumo de alimentos e bebidas com pouco ou nenhum valor nutricional, como é o caso das bebidas alcoólicas, doces e produtos ultra processados.
Outros cuidados são importantes. Confira, a seguir, 4 dicas para manter um organismo saudável e pronto para uma vida com mais qualidade.
Pratique musculação
Com o envelhecimento, a perda da massa muscular acontece com maior rapidez. Compense esta perda fazendo treinamentos de força com frequência. Você pode fazer musculação em uma academia ou usar o seu próprio peso corporal para adquirir uma maior resistência. Manter a massa muscular é a chave para queimar mais calorias.
Coma mais proteína
A proteína mantém a saciedade por mais tempo, o que ajuda nos esforços da perda de peso. Além disso, ela é importante para a recuperação do tecido muscular. Atenção à qualidade do alimento na sua dieta.
Hidrate-se com mais frequência
Beba bastante água. Às vezes, a sede pode ser confundida com a fome ou pode não ser percebida a tempo de repor a hidratação. Invista em alimentos naturalmente ricos em água, como pepino e tomate. Se você tiver dúvidas se está ingerindo água suficiente, verifique sua urina: ela deve ser amarela clara.
Colabore com o seu metabolismo
Se você está comendo da mesma forma que comia quando tinha 25 anos, definitivamente vai ganhar peso. Além disso, você pode precisar de menos calorias do que quando era mais jovem. Por isso, faça pequenas refeições e não fique mais do que 3 horas sem comer.
Para fazer uma dieta adequada para sua idade, estilo de vida e com foco em emagrecimento saudável, agende uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior e sua equipe.
Profissional com mais de 20 anos de formação, é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (ABESO) e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), entre outras.
Marque seu atendimento pelo WhatsApp (11) 97263-2233.