Hipotireoidismo: Nem todo caso é igual.

By Dr. Edivaldo Junior 11 meses ago
Home  /  Blog  /  Hipotireoidismo: Nem todo caso é igual.

Se você tem uma glândula tireoide hipoativa ou se ela foi removida e você toma um suplemento de hormônio tireoidiano, provavelmente faz exames de sangue para avaliar se a dose do medicamento está correta. Porém, apenas o exame de sangue não é suficiente para uma análise completa.

É importante ter em mente que três informações diferentes devem ser consideradas ao formular o tratamento ideal para um paciente com hipotireoidismo:

1) os sintomas;

2) os resultados do exame de sangue;

3) os achados do exame físico.

O plano de tratamento só pode ser considerado adequado se todas as três categorias tiverem sido observadas, dando prioridade aos sintomas do paciente.

Quais são os sintomas e sinais de hipotireoidismo?

Os sintomas comuns incluem: fadiga, sono, depressão, falta de motivação, falta de entusiasmo, perda de interesse em atividades habituais, pensamento “nebuloso”, memória fraca, intolerância ao frio, cabelo e pele secos, unhas quebradiças e constipação incomum. As mulheres podem notar ciclos menstruais anormais, muitas vezes com sangramento intenso.

O que o endocrinologista deve avaliar?

O exame de sangue do hormônio tireoidiano (TSH) é complexo e, portanto, muitas vezes sujeito a interpretações errôneas.

A questão principal é que o hormônio TSH é produzido pela glândula pituitária, não pela glândula tireoide. O principal motivo para medir o nível de TSH é confirmar o estado da função tireoidiana em pacientes que não têm problemas de tireoide. Em contraste, a glândula tireoide produz os seguintes hormônios: tiroxina (também chamada de levotiroxina, tetraiodotironina e T4) e triiodotironina (também chamada de liotironina e T3).

Então, se o seu TSH está dentro da faixa, mas você não se sente bem, pode ser porque seus níveis de T3 livre e T4 livre não estão devidamente equilibrados.

Para uma análise precisa, é importante ter acompanhamento com um médico experiente em análises mais abrangentes.

Marque uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior e sua equipe. Profissional com mais de 20 anos de formação, é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (ABESO) e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), entre outras.

Marque seu atendimento pelo WhatsApp (11) 97263-2233 ou clique no link!

Category: