Dieta comprometida
Estamos terminando um ano cheio de desafios. Foram meses de incertezas, receios, pouca estabilidade emocional. Todos estes fatores influenciaram muito na “compensação” pela comida, fazendo com que a a dieta fique comprometida pela ingestão de doces, fast food, alimentos ultraprocessados e industrializados servissem como uma espécie de muleta para que encarássemos os momentos difíceis.
Festas de Fim de Ano
Somado a isso, vem as comemorações de final de ano sempre repletas de comidas bastante calóricas e bebidas em excesso, o que favorece a ingestão de alimentos com alto teor de gordura, açucares e carboidratos.
Você sabia que os pratos preparados para o Natal e Réveillon podem contribuir para o consumo de 2.500 a 3.000 calorias numa única refeição?
Para que você tenha uma base comparativa em relação à dieta, a recomendação diária para o café da manhã, almoço, lanche da tarde e o jantar é, em média, de 2.000 kcal para uma pessoa adulta.
Outros estudos apontam que o ganho de peso neste período pode ser de 2 a 4 quilos, já que a tendência é uma alta ingestão de calorias, seguido de dias de descanso e pouca atividade física.
Além disso, devido ao alto consumo de açúcar, o alerta de fome e falta de saciedade acontece mais rapidamente do que em um período regular com dieta saudável. Com a ingestão exagerada de açúcar, o pico do nível de glicose no sangue cai mais rapidamente, levando a pessoa a sentir necessidade de comer outra vez.
O número de pessoas que sofrem ataques cardíacos nesta época do ano é tão significativo que existe o chamado “Infarto de Natal”. Ele pode ocorrer devido a vários fatores, como aumento do consumo de gorduras, álcool em excesso, sono prejudicado e estresse emocional.
O que fazer para recuperar o prejuízo?
Se você teve ganho de peso neste período, a ótima notícia é que o verão ajuda, e muito, a incentivar o emagrecimento.
Naturalmente, sentimos mais desejo por alimentos frescos e pouco calóricos, aumentamos o consumo de saladas, frutas, sucos e água, o que ajuda muito a garantir uma dieta saudável.
Os dias mais longos incentivam atividades ao ar livre e na água, ajudando a queimar as calorias extras e o acúmulo de gordura.
Aproveite a chegada do verão para começar seu plano de emagrecimento. Certamente você terá muitos fatores a seu favor.
Para garantir um acompanhamento médico de qualidade agende uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior pelo WhatsApp (11) 97263-2233.