Será que existe uma dieta que funciona para todo mundo?
Pesquisas na área da saúde são lançadas constantemente. Em 2013 o American College of Cardiology/American Heart Association publicou a informação de que para promover a perda de peso qualquer estratégia que induzisse um déficit de energia seria eficaz.
Seis anos depois esta idéia foi fortemente discutida e atualizada com novas informações. O que se observou é que não foi encontrada nenhuma prova de que um único padrão de dieta seja superior a outros.
Atualmente defende-se que não há uma dieta padrão que seja adequada para todos os indivíduos.
O que a ciência recomenda para emagrecer?
Se por um lado os estudos não comprovam que uma dieta é superior à outra, por outro lado os pesquisadores são unânimes em afirmar que uma alimentação saudável causa mudanças metabólicas favoráveis e benefícios preventivos.
As evidências científicas sobre dieta saudável apontam diretrizes claras:
- Ela deve ser variada, com consumo frequente de frutas, vegetais, alimentos integrais e proteínas de alta qualidade. A dieta saudável deve banir alimentos altamente processados, cereais refinados e a ingestão constante de açúcar.
- Para promover a perda de peso e reduzir doenças, é imprescindível que o profissional da nutrição apresente um plano alimentar equilibrado, adaptado às necessidades individuais, preferências pessoais, níveis sociais e condições médicas.
- Estes profissionais também devem analisar como podem motivar o paciente para que ele siga a dieta, sendo importante que estabeleçam uma abordagem comportamental.
Qual o risco das dietas restritivas?
As dietas com restrições extremas são feitas por um período curto e até promovem a perda de peso, mas levam o paciente a recuperar e ultrapassar o peso anterior em um período de 3 a 6 meses.
Como deve ser a dieta ideal?
Dietas bem-sucedidas são processos lentos e contínuos. A melhor dieta é aquela que o indivíduo pode realizar de forma contínua, sem recuperar o peso inicial ao longo do processo.
Quer emagrecer com saúde? Agende uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior, profissional com mais de 20 anos de formação, membro da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Sociedade Brasileira de Diabetes, entre outras.
Marque seu atendimento pelo WhatsApp (11) 97263-2233.